Bem- vindos!

Tecnologia

Tecnologia

sexta-feira, 21 de maio de 2010

RAMOS DA PEDAGOGIA


Na Grécia antiga, o velho pedagogo (παιδαγωγός) com sua lanterna, conduziam a criança (παιδόσ) até a palestra (παλαίστρα) e exigia que ela realizasse as lições recomendadas. Esse παιδόσ tinha a idade entre sete e quatorze anos e era sempre do sexo masculino. Faixa etária que corresponde hoje à das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil. Hoje, a figura do pedagogo clássico converteu-se no professor generalista das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nos educadores não docentes que atuam na administração escolar, mas com formação em pedagogia.


Além da Pedagogia no âmbito escolar, atualmente o papel do pedagogo envolve outros ambientes de educação informal.

A Pedagogia empresarial se ocupa de conhecimentos e competências necessárias à melhoria da produtividade. As habilidades são na qualificação, requalificação e treinamento dentro da empresa, nas atividades como coordenar equipe multidisciplinar, gerar mudanças culturais e acompanhar o desempenho do funcionário.

O pedagogo social cuida da socialização do sujeito, em situações normalizadas ou especiais. Implica o conhecimento e a ação sobre os seres humanos, em atividades como crianças abandonadas, orientação profissional e atenção aos direitos da terceira idade.

O pedagogo hospitalar atende às necessidades educacionais de criança hospitalizada. Requer trabalho dos processos afetivos de construção cognitiva. Envolve atividades como promover a qualidade de vida de crianças hospitalizadas, propiciar uma rotina próxima ao período antes da internação e acesso à educação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia

8 comentários:

  1. ADOROOOOO!!!
    A imagem tem tudo a ver com nossos filhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. "Além da Pedagogia no âmbito escolar, atualmente o papel do pedagogo envolve outros ambientes de educação informal."Eis o fundamental na nossa função, não enquanto pedagogos, pois nem todos os são, mas enquanto educadores, mediadores e instigadores.O texto pesquisado é muito pertinente! Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  3. Essa volta pelo passado sobre o pedagogo, não esta longe de nossa realidade, mas vamos fazer esse passeio pela tecnologia com os alunos e nos surpreender com o que eles já sabem.

    ResponderExcluir
  4. A sua atuação como orientadora escolar, perpassa varias situações cotidianas e pensar nos ramos da pedagogia, no alerta para a historia dessa pratica, que dignifica o homem e a mulher, parabéns Aldabrair pelo texto.

    ResponderExcluir
  5. Agora já sei quais são os diferentes ramos da pedagogia e suas áreas de atuação! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que a pedagogia se ramificou. Agora abre-se um leque de opções para atuar nas áreas da saúde e também empresarial.

    ResponderExcluir
  7. Gosto da pedagoia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    porq tem tudo haver com a nossa Sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Digite seu comentário...Grato pela informação. Gostei do sait.

    ResponderExcluir