Bem- vindos!

Tecnologia

Tecnologia

sexta-feira, 21 de maio de 2010

ARNALDO NISKIER


ARNALDO NISKIER
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nascimento :6 de Novembro de 1935 (74 anos)
Rio de Janeiro
Nacionalidade :Brasileiro
Ocupação: Jornalista, professor e escritor
Arnaldo Niskier (Rio de Janeiro, 6 de novembro de 1935) é um jornalista, professor e escritor judeu brasileiro.

Biografia

É filho de Mordko Majer Niskier e Fany Niskier, que imigraram para o Brasil.

Formando-se em pedagogia ainda na década de 1960, doutorou-se nesta área. Exerceu o magistério superior de História e Filosofia da Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), aposentado-se em 1995.

Teve ainda diversos outros cursos, e participa de grande quantidade de associações e entidades pedagógicas, literárias e culturais.

Arnaldo Niskier é, também, académico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Bibliografia

Como escritor, suas obras versam sobre temas os mais variados, mas é na Educação e Literatura infantil que se destacam.

"Questões vestibulares", "Problemática da educação brasileira", "Formas dinâmicas da Universidade", "Formas dinâmicas da administração", "Por uma política de Ciência e Tecnologia", "Administração escolar", "Brasil Ano 2000", "Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento", "O Impacto da Tecnologia", "A Nova Escola: reforma de ensino de 1.o e 2.o graus", "O uso de tecnologias educacionais na formação e aperfeiçoamento do magistério", "Educação, para quê?", "O homem é a meta", "Vovó viu a uva: simplicidade é o primeiro passo para melhorar o ensino", "Educação é a solução", "Conceitos sobre Educação e Cultura", "Educação e cultura na Imprensa", "Educação para o trabalho", "Educação e cultura: da teoria à prática", "A nova educação: entre o coração e a máquina", "Administração da escola: uma gerência inovadora", "Educação para o Futuro", "Ensino à distância: uma opção", "Por uma política nacional de educação aberta e à distância", "A escola acabou?", "A informática na educação", "A hora do superdotado", "Educação brasileira: 500 Anos de história (1500-2000)", "Dicionário de Educação", "Qualidade do ensino", "S.O.S. Educação: sugestões para a virada do século", "Questões práticas de Língua Portuguesa", "Filosofia da educação: uma visão crítica", "Sabedoria Judaica", "A tragédia do ensino público, Educação e Outras Crônicas", "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: uma visão crítica", "Qualidade do Ensino: a grande meta", "Rumos da Educação Brasileira", "Na ponta da língua: 600 questões práticas de Língua Portuguesa", "A árvore da educação", "Maria da Paz", "Frente a Frente", "Amor à vida", "Shach; as lições de um sábio", "A educação da mudança", etc.

Literatura infanto e juvenil "A constituinte da Nova Floresta", "O saruê astronauta", "A misteriosa volta dos dinossauros", "O boto e o raio de sol", "O dia em que o mico-leão chorou", "Deu pé a bronca do jacaré", "O mamute que veio do frio", "A vingança do gato siamês", "A coragem da tartaruga careta", "Sinto saudade", "A vaca foi pro brejo", "Aventuras do curupira", "Uma aventura no pantanal", "Escola dos bichos", "A forra do boi", "Maria Farinha", "O tesouro da Icamiaba", "O sonho do pombo-correio", "A república das saúvas", "Chapada: um mistério do outro mundo", "A culpa do gato", "Quem nasceu primeiro?", "Ióssele e a pedra mágica", "O jacaré, o papo e o truque", "O gavião ferido", "O boto e a bota", "Ianomâmis: um destino trágico", "A arara e o céu azul", "Quem ganha da ariranha", "Liberdade para as araras azuis", "Quando as aves se amam", "Uma incrível viagem a Marte", "A revolta dos vaga-lumes", "O grito do Guarapiranga", "Educação para o trânsito", "O drama das baleias cinzentas", "Bafafá no reino dourado", "Sonho maluco".

E muitas outras obras de co-autoria.

Academia Brasileira de Letras
Eleito em 22 de março de 1984 para a Academia, ocupando a cadeira 18, que tem por patrono João Francisco Lisboa, da qual é o sétimo imortal. Foi recebido por Rachel de Queiroz.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Niskier Acesso em 21 de maio de 2010- 16h 16’

Um comentário:

  1. Que bom conhecer mais sobre um Pedagogo de sucesso, Rita excelente escolha, dizer o que sobre esse homem chamado Arnaldo Niskier, mas fazer a leitura de seus livros é um aditivo para o sucesso.

    ResponderExcluir